YouTube player

COMO NASCEU ESTE FILME?

Se eu tivesse de escolher um momento, diria que foi no dia em que me deparei com um post nos meios de comunicação social sobre a curta-metragem recentemente premiada: we fly, we crawl, we swim [voamos, rastejamos, nadamos] produzido por Just Wondering… em 2021. Fiquei hipnotizada com a sensibilidade, a profundidade da mensagem e a beleza das imagens. Penso que foi nesse momento que comecei a sonhar com, um dia, colaborar em algo semelhante.

Mais de um ano volvido, quando o projecto CLAN estava a aproximar-se do fim e estávamos a preparar a exposição final com as fotografias das crianças, a ideia de produzir um vídeo informativo foi discutida com a equipa. Um dia perguntei-me: e se eu tentasse entrar em contacto com just wondering? Pelo menos teria tentado realizar o meu sonho!

Verónica Policarpo, PI do projecto CLAN

QUEM OU O QUE SÃO OS
JUST WONDERING…?

JUST WONDERING… é um projecto colectivo e interdisciplinar, uma colaboração próxima entre Aron Nor, Mina Mimosa, e M. Martelli, que cria filmes e ensaios animados que exploram ideias críticas do status-quo. Inspirando-se em teorias anti-especistas e pós-humanistas, bem como em conceitos de justiça social e climática, o seu trabalho é incontornavelmente político e especulativo.
www.justwondering.io

COMO FOI FEITO ESTE VÍDEO?

Por um lado, começámos a trabalhar neste vídeo tal como em todos os nossos vídeos: ficamos super entusiasmados e, ao mesmo tempo, entramos em pânico por termos que o terminar – a tempo! Por outro lado, começámos como em nenhum outro vídeo, graças à Verónica, de quem me senti próximo desde o início da nossa colaboração, o que nos facilitou bastante as coisas, à medida que avançávamos com o vídeo. O projeto CLAN e os seus materiais de investigação influenciaram a forma como abordámos os temas em causa, bem como o vídeo e houve sempre este sentimento de que complementávamos os materiais com as nossas abordagens individuais e prosseguíamos com o trabalho, dando-lhe uma dimensão diferente. Por isso, acho que podemos dizer que o vídeo interage com o tema, simultaneamente por dentro e por fora: resumindo alguns aspetos essenciais da investigação, ao mesmo tempo que os exploramos de forma semelhante aos outros temas que exploramos no Just Wondering… O que quero dizer com isto é que pensamos através deles, somos modificados por eles, e imaginamos através da realização do vídeo: como podemos transportar estas questões que nos são tão importantes até outras pessoas.

Aron Nor, realizador e editor

Com excitação! Para mim, foi super-interessante explorar este assunto, uma vez que, no just wondering…, temos conversado imenso entre nós sobre a vida com animais de companhia – como é o caso de nós três. Também adorei ler sobre a mistura histórica de discursos em torno da infância e do ser animal de companhia, aprendendo tanto com os resultados do projeto de investigação do CLAN, como com as discussões que vivemos juntos, enquanto grupo. Escrever com base na pesquisa, a interação entre nós – com o Aron, Mina e Verónica – e depois, começando de forma criativa, com uma canção de embalar (!), é o tipo de experiência que eu gostava de ter mais frequentemente.

M. Martelli, escritora e narradora

Desde o início, imaginava que este vídeo teria um desenvolvimento visual emocionalmente único, principalmente por causa das citações das crianças, que são tão sinceras e porque adoro desenhar animais não-humanos. À medida que fomos aprendendo mais sobre a investigação do CLAN, quisemos criar uma alegria suave, quase lúdica, dentro das ilustrações, movendo-se entre as profundezas de todo o espectro das relações, dos cuidados à tristeza. Também tinha interesse em aprender mais sobre as estruturas de poder entre adultos, crianças, e os seus companheiros não-humanos e como estas mudam com o tempo ou em diferentes contextos, e estas permitiram criar um contrapeso à abordagem mais leve em algumas das cenas mais calorosas, acrescentando uma atmosfera azul mais escura e contrastante. Cada vídeo em que trabalhamos permite-nos abordar as coisas de maneiras diferentes. Para este vídeo, ter uma bela canção de embalar escrita por M. permitiu-nos enfatizar e acarinhar as profundas ligações entre as crianças e os seus companheiros por meio de algumas animações quadro a quadro. Para além disso, dispor de um arquivo de referências de imagem tão excelente foi uma verdadeira inspiração na criação das luminosas intervenções fotográficas.

Mina Mimosa, diretora de arte e ilustradora

QUAL É O OBJECTIVO DO VÍDEO?

Sendo um produto de serendipidade criativa, em conjunto com o Livro Ilustrado para crianças, e os três Contos Ficcionais, o vídeo faz parte de uma constelação maior de materiais pensados para alcançar audiências mais vastas, para além do meio académico. Estas três novas produções articulam-se facilmente com outras produções planeadas desde o início, tais como a Exposição, as Oficinas com participantes e agentes interessados, e o Toolkit para educadores. Todos eles têm um mote comum: transmitir, numa linguagem acessível a um público não-académico com diferentes origens sociais, idades e nacionalidades, algumas mensagens inspiradas nos principais resultados do projeto de investigação do CLAN.

icon-logo-clan
icon-logo-ics
icon-logo-ulisboa
icon-logo-fct
icon-logo-republicapt

Este website é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/SOC-SOC/28415/2017

© CLAN 2022 • Design & Development by Guideline • Illustrations by Clara Venâncio